PRODUÇÃO DE CANABIDIOL NO BRASIL

Apresentação mais comum em forma de extrato oleoso.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nessa segunda-feira (28) a fabricação e venda, no Brasil, de mais um remédio feito a partir da cannabis, o Canabidiol Ease Labs 100 mg/ml. A Fabricação será feita pela Ease Labs Laboratório Farmacêutico sob a forma de solução de uso oral, não devendo conter mais que 0,2% de tetrahidrocanabinol (THC), segundo as normas da agência. A venda do produto será feita em farmácias e drogarias, com prescrição médica, por meio de receita especial do tipo B, de cor azul.

No Brasil, o canabidiol está aprovado para o tratamento de epilepsia refratária em crianças e adolescentes que não respondem a outras terapias disponíveis, principalmente em casos de síndrome de Lennox-Gastaut, síndrome de Dravet e esclerose tuberosa.

Além da epilepsia, estudos têm sido realizados sobre o benefício do canabidiol em tratamento de doenças como Parkinson, Alzheimer, fibromialgia, ansiedade e até o câncer. No entanto, não há comprovação suficiente até o momento para recomendar o uso deste medicamento nessas situações.

Outros estudo avaliam possíveis benefícios e propriedades farmacológicas do canabidiol como ação analgésica e imunossupressora, podendo ser útil no futuro no tratamento de AVC, diabetes, náusea, distúrbios do sono e do movimento, o que o torna um medicamento de grande potencial terapêutico.

O novo medicamento soma-se a uma lista de 23 medicamentos já aprovados pela Anvisa no país, sendo nove à base de extratos de Cannabis sativa e 14 de canabidiol. A lista completa desses medicamentos com informações e suas respectivas bulas, pode ser encontrada no site de consultas da Anvisa clicando aqui.

Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *