PL ENDOSSA PREGAÇÃO GOLPISTA

Lealdade acima de tudo

Sem convicção em uma desejável fraude eleitoral que explicaria a derrota do candidato a reeleição presidencial, o presidente do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto, atiçou a militância de extrema direita do país ao entrar com petição no Tribunal Superior Eleitoral alegando inconformidades com o funcionamento das urnas eletrônicas e pedindo providências cabíveis (leia-se anulação da eleição presidencial).

A ação movida pelo PL acontece em meio a diversas manifestações que ocorrem em todo o país realizadas por insatisfeitos com a vitória de Lula. Os manifestantes tem-se aglomerado em frente a instalações militares e realizado criminosos bloqueios de rodovias. Apesar das exacerbadas lamentações, o resultado das eleições foi reconhecido por dezenas de países e por instituições internacionais como a Organização dos Estados Americanos (OEA). Mesmo assim os manifestantes vinham aguardando uma contestação oficial do resultado que os peturbou.

Na página 3 da petição a coligação “Pelo Bem do Brasil” ( que inclui além do PL, o PP e o REPUBLICANOS) ressalta que a petição tem caráter eleitoral, e não administrativa e sendo assim, o processo deve ser deliberado pelo colegiado do TSE. Fosse administrativa, a competência de julgar seria monocrática do presidente do TSE, Alexandre de Moraes.

Prontamente, o presidente do TSE, concedeu o prazo de 24 horas para que a pedição abranja o resultado eleitoral de primeiro turno, já que ele realizou-se com a mesma estrutura e equipamentos, sob pena de indeferimento da iniciativa.

Do ponto de vista técnico a contestação não se sustenta. “Arquivo log” é um arquivo de texto que contém uma espécie de “biografia” da urna. Ele informa, por exemplo, dados sobre quantas vezes ela foi ligada, desligada e em que momento os programas foram inseridos. Esse arquivo é considerado importante porque qualquer tentativa de acesso irregular à urna ficaria registrado nele. Esses arquivos apesar de terem o mesmo nome em diferentes urnas, guardam informações diferentes relativas a cada urna em questão e é possível saber sim que urna produziu cada arquivo apesar do mome idêntico.

Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *