ENCONTRADO ANCESTRAL DE PTEROSSAURO

Dos fósseis a reconsgrução artística do Venetoraptor.
Dos fósseis a reconstrução artística do Venetoraptor.

No recém reconhecido Geoparque Quarta Colônia, mais especificamente na cidade de São João do Polêsine, na região central do Rio Grande do Sul, mais uma descoberta paleontológica se soma a inúmeros achados fósseis que tem repercutido mundialmente por possibilitarem melhores compreensões da vida no nosso planeta.

O novo fóssil encontrado na localidade trouxe perspectivas promissoras para estudos sobre o desenvolvimento evolutivo de dinossauros e pterossauros. O chamado Venetoraptor gassenae foi escavado por pesquisadores do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (CAPPA), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no primeiro semestre de 2022, e colocou a ciência brasileira em destaque na última semana. Os fósseis raros de uma ossada desse animal é o mais bem preservado já catalogado.

Considerado o precursor dos pterossauros, a descoberta do Venetoraptor gassenae, reforça a hipótese de que esses animais voadores tenham evoluído de uma variação de formas muito mais ampla do que se supunha anteriormente. A pesquisa, que foi publicada na revista científica Nature, nesse 16 de agosto de 2023, contou com a participação de nove cientistas, sendo quatro brasileiros, três argentinos e dois estadunidenses, e é considerada uma das mais importantes realizadas no Estado.

Foram encontrados mais de 50 fragmentos do animal durante a escavação, e as principais características apontadas, como bico raptorial e mãos com dedos alongados, são consideradas incomuns pelos pesquisadores. Isso porque uma das lacunas que enfraquecia a hipótese de que esses animais pertenceriam ao grupo de antecedentes dos pterossauros, era de que os outros fósseis encontrados não possuíam o dedo anelar alongado, membro que, mais tarde, se desenvolveria e se tornaria a asa dos répteis.

A nova espécie descoberta foi batizada de Venetoraptor gassenae em alusão a ‘Venetoraptor’, (um raptor de Vale Vêneto, região turística localizada na cidade de São João do Polêsine) e uma homenagem a Valserina Maria Bulegon Gassen (de onde o gassenae), política e professora, responsável pela emancipação da cidade de São João do Polêsine, e também uma das principais articuladoras da criação do CAPPA/UFSM.

Apesar de não serem recentes, os estudos de paleontologia no Rio Grande do Sul têm ganhado destaque especial na última década. O estado é a região brasileira com maior número de geoparques mundiais reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, que é dividido com Santa Catarina, o Quarta Colônia, onde foi descoberto o novo fóssil, e o de Caçapava do Sul. Os dois últimos foram certificados pela Unesco em maio deste ano.