CALOR EXTREMO NO HEMISFÉRIO NORTE

Calor na Eurásia e norte da África e América
Onda de calor afeta populações do hemisfério norte

A Grécia está encarando um calor inédito, previsto para ser a mais prolongado já registrado no país. De acordo com o Observatório Nacional de Atenas, espera-se que a Grécia passe por 16 a 17 dias de calor intenso, algo nunca registrado em sua história. Segundo as previsões a capital grega enfrentará temperaturas acima de 40°C por pelo menos seis a sete dias. O governo grego recomendou que as pessoas evitem sair sem necessidade de suas casas e que de lá mesmo trabalhem se for possível. Medidas adicionais foram tomadas, incluindo o fechamento de locais turísticos, como a Acrópole, durante as horas mais quentes do dia.

A onda de calor favoreceu também incêndios florestais e já causaram uma vítima fatal. Os bombeiros estão combatendo 79 incêndios florestais em toda a Grécia, e o país está em estado de alerta. Espera-se que as temperaturas possam atingir os níveis mais altos em 50 anos no mês de julho.

Além da Grécia, outros países europeus também estão enfrentando temperaturas extremamente altas. A Itália experimentou sua terceira onda de calor do verão, com a Sicília registrando temperaturas próximas a 47°C.

Na China, em Xinjiang, no remoto e árido noroeste do gigante asiático, foi registrada a temperatura de 52°C. Segundo a mídia estatal, foi a temperatura mais alta já registrada no país. O recorde anterior na China, registrado em 2015, era de 50,3°C.

Nos Estados Unidos, a cidade de Phoenix sofreu 70 dias consecutivos com temperaturas acima de 32°C, incluindo um período de três semanas em que as temperaturas atingiram 43°C. No Vale da Morte, na Califórnia, o recorde de calor já registrado na Terra ficou perto de ser quebrado. No último domingo (16), a temperatura atingiu 53°C — o que atraiu uma grande onda de turistas, que esperavam que a marca de 56°C, registrada em 1913 na região, fosse quebrada.

A Tunísia e todo o norte da África, também enfrentam temperaturas acima da média para esta época do ano. No Marrocos, também ocorreram incendios florestais de grandes propoções. As chamas não causaram vítimas, mas forçaram a evacuação de mais de 500 famílias de forma preventiva, segundo comunicados oficiais divulgados pelo governo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que o calor extremo está afetando os sistemas de saúde no hemisfério norte. Líderes da NASA também se reuniram com especialistas em clima para discutir os eventos climáticos extremos.

A onda de calor extrema que assola a Grécia e outras regiões está causando impactos significativos na vida das pessoas e no meio ambiente. Medidas de prevenção estão sendo implementadas, mas é essencial que todos adotem precauções para enfrentar esse desafio climático.

Os especialistas atribuem às mudanças climáticas essa onda de calor no Hemisfério Norte.

Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *