O RESGATE DA FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES E A RECONSTRUÇÃO NACIONAL

Zumbi e um traidor

Criada em 1988 pela lei nº 7.668, a Fundação Palmares nasceu como atendimento a mobilização de diversos movimentos e lideranças negras do Brasil que reivindicavam um órgão competente para tratar das especificidades da cultura afro-brasileira.

A instituição recebeu o nome do maior foco de resistência a escravidão colonial na América Latina, criado por fugitivos que estabeleceram uma comunidade na região da Serra da Barriga (atual Estado de Alagoas). O Quilombo dos Palmares acabou dizimado por Bandeirantes que no dia 20 de novembro de 1659 mataram o principal líder do Quilombo, Zumbi. O Dia da morte de Zumbi é celebrado hoje no Brasil como dia da Consciência Negra.

No entanto, nos últimos anos a Fundação viveu um período de negação da cultura que deveria defender e proteger. Tudo em meio a inúmeras polêmicas. Primeiro com a extinção do Ministério da Cultura ao qual o órgão era ligado. Depois com a nomeação do desastroso jornalista Sérgio Camargo para a presidência da fundação. Camargo era notório crítico ao movimento negro e ficou conhecido por várias declarações racistas.

Entre as medidas de Sérgio Camargo estão a extinção de uma série de comissões ligadas a fundação, como os comitês de gestão do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, a retirada de cerca de 300 livros do acervo de divulgação da fundação, a retirada de 30 nomes da lista de personalidades negras homenageadas pela instituição (entre eles Elza Soares e Gilberto Gil) e a drástica redução de certificações dadas a comunidades quilombolas.

Por denúncias de assédio moral, perseguição ideológica e discriminação contra funcionários, Camargo acabou afastado da presidência da Fundação por ordem judicial no dia 11 de outubro desse ano. A decisão foi dada pelo Juiz Gustavo Carvalho Chehab, da 21ª Vara do Trabalho de Brasília.

O afastamento do pior presidente da Fundação Cultural Palmares é contemporânea da derrota eleitoral do pior presidente da história do Brasil. Reconstruir é a tarefa que se apresenta nessa nova etapa para o Brasil e especialmente para aqueles que não foram bem tratados pela Pátria Amada.

Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *